Por que o uso de no-code é a próxima onda essencial para fintechs

May 22, 2024
Por que o uso de no-code é a próxima onda essencial para fintechs

O no-code se tornou popular em diversas indústrias. A Forrester prevê que o mercado de plataformas de desenvolvimento no-code e low-code crescerá para US$ 21,2 bilhões até 2022, em comparação com US$ 3,8 bilhões em 2017.

Parece que estamos em um ambiente ideal para desenvolver qualquer produto de TI específico para necessidades empresariais sem a necessidade de habilidades de programação. O que mais é necessário? Mas infelizmente, nem todas as empresas compreendem totalmente o valor dessa oportunidade.

No setor de fintech, o uso de desenvolvimento personalizado ou software bancário legado ainda é uma prática comum. Os bancos têm medo de experimentar novidades e preferem ser "como todo mundo", enquanto as fintechs têm medo de perder sua "identidade tech" e ficar apenas com o "fin", perdendo sua tecnologia única no código dos usuários.

No entanto, o no-code é a direção que o futuro está seguindo. Todas as tecnologias estão caminhando em direção à simplificação, e o no-code é uma das simplificações pelas quais não se deve ter medo.

Visão geral do problema

Indubitavelmente, o desenvolvimento personalizado não é algo que possa ser descartado e, em alguns casos, é realmente a melhor opção. No entanto, para entender qual método de desenvolvimento dar prioridade, é necessário lidar com pontos problemáticos.

Código pode ser roubado

Uma das ameaças é que o código personalizado pode ser roubado pelas pessoas que trabalham nele. Se isso acontecer, a empresa e seus clientes podem sofrer enormes danos. E o mais triste é que muitas vezes, nesse caso, a empresa não tem uma base prática e legal para se defender.

Sistema rígido, não flexível para integração

Sistemas legados criam barreiras para integração com aplicativos internos e de terceiros. A integração por meio de arquivos planos, processos em lote ou entrada manual de dados é propensa a erros e ineficiente.

Bugs são caros

Outro ponto é que o fluxo de crédito não é algo único; é semelhante de empresa para empresa e frequentemente exige os mesmos passos. Os desenvolvedores internos cometem os mesmos erros ao desenvolver código personalizado de gerenciamento de empréstimos. No caso de software de gerenciamento personalizado, você não pode usar conectores e integrações prontas para uso, mas desenvolver tudo do zero. E o mais frustrante é que, em seguida, se você falhar ou quiser mudar alguma integração, precisará recomeçar do zero. Portanto, os termos e recursos se tornam imprevisíveis e os investidores não gostam disso.

Você desenvolve, seus concorrentes ganham dinheiro

O processo de desenvolvimento de um aplicativo de empréstimo do zero pode levar meses no melhor dos casos e, no pior, se os bugs precisarem ser corrigidos, pode levar até um ano. Enquanto isso, seus concorrentes emitirão empréstimos e ganharão sua renda. Esse estado de coisas é inaceitável, porque dessa forma você pode se encontrar atrás dos principais jogadores do setor e perder sua fatia de mercado.

Como o No-Code pode ajudar

O negócio de empréstimos é muito lucrativo, mas, ao mesmo tempo, pode ser bastante problemático se abordado da maneira errada. As áreas problemáticas acima muitas vezes surgem se você usar desenvolvimento personalizado ou software bancário legado, mas soluções no-code ajudam a evitá-las.

Não há necessidade de desenvolvedores de terceiros

No-code ou zero-code é uma salvação para não programadores e empreendedores que precisam de um lançamento rápido. Os no-coders podem ser pessoas sem formação técnica, mas com uma mentalidade analítica e de pensamento de produto. Isso significa que você não precisa contratar desenvolvedores LMS estendidos e gastar tempo pesquisando e integrando novos desenvolvedores. Em vez disso, você pode encontrar as pessoas certas em sua equipe que podem dominar as ferramentas no-code e economizar o orçamento e o valioso tempo da empresa.

Integração fácil

As novas plataformas de empréstimos no-code podem ter dezenas ou até centenas de conectores para integrar dados e sistemas heterogêneos. Elas usam serviços da web e APIs para se comunicar de maneira mais eficiente e sem interrupções. A integração completa entre as plataformas facilita a sincronização dinâmica de dados entre dispositivos do usuário e bancos de dados internos.

Menos pessoas, menos bugs

Além disso, quanto menos pessoas envolvidas, menores são os riscos associados a recursos humanos. Você pode configurar um sistema de gerenciamento de empréstimos no-code sem riscos de quebrar todo o seu produto. Mesmo se algo der errado, não é necessário demolir e reconstruir toda a "casa", como seria no caso do desenvolvimento personalizado, mas simplesmente substituir um bloco defeituoso por outro.

Lançamento rápido do produto

O no-code é o caminho mais curto a partir de uma ideia até sua implementação. Você pode chegar mais rápido ao mercado principal se usar a solução commodity para a parte de gerenciamento de empréstimos. Compare o desenvolvimento personalizado de LMS ao desenvolvimento de software de gerenciamento de projetos para rastrear apenas seus próprios projetos internos.

Resultados a serem destacados

Muito pode ser dito sobre o impacto positivo da introdução de software no-code em instituições financeiras. Destacaremos três aspectos principais: previsibilidade, custo-efetividade e redução de ciclo de tempo.

Previsibilidade

Investidores estão mais dispostos a apoiar startups que lançam seus projetos no prazo e dentro do orçamento acordado. O software de empréstimo No-Code fornece um conjunto de módulos para diversos propósitos. Esses podem ser ferramentas para projetos de parcelamento ou BNPL, registro digital, KYC, pontuação de crédito, originação de empréstimos e muito mais. Desde que a solução consiste em diferentes módulos prontos para uso, você paga apenas pelos que usa. Além disso, você recebe um preço fixo e data de entrega antecipadamente, o que pode notificar seus investidores.

Custo-efetividade

Soluções no-code reduzem significativamente o custo de recursos humanos. Primeiro, você não precisa contratar uma equipe de desenvolvedores caros, já que pode construir e implantar suas próprias aplicações sem escrever uma única linha de código. Em segundo lugar, você pode automatizar os processos de empréstimo que anteriormente eram realizados manualmente pela equipe. E com o modelo de pagamento conforme o uso, você paga apenas pelos módulos que usa. Nem mais, nem menos.

Redução do ciclo de tempo

Por que perder tempo com funcionalidades padrão e reinventar a roda quando tudo está pronto da maneira mais inovadora e melhor possível? Assim, no caso do Plug and Play Finance (PnP) Finance, onde é usada uma solução modularizada, em vez dos métodos usuais que são utilizados no financiamento incorporado, sua implementação leva dias ou até horas, e não meses. É muito mais fácil para as empresas usar e integrar tal solução, e os resultados são quase os mesmos do que quando se desenvolve software complexo e caro.

Para resumir

Basicamente, há um resultado: uma poderosa plataforma de empréstimos que atende às últimas tendências e objetivos de negócios; e duas maneiras de alcançá-la: desenvolvimento personalizado complexo, caro e demorado ou software único e pronto para uso que pode ser integrado facilmente e estará pronto para gerar receita em questão de horas. A escolha é óbvia. Mas para ter certeza disso, experimente e teste a solução na prática.